terça-feira, 3 de setembro de 2019

Plásticos na praia

É comum vermos plásticos jogados na praia por banhistas mal educados... pior ainda é que nossa Praia do Flamengo não tem lixeiras!!!!
Temos que guardar nosso lixo e levar para casa, pois em toda extensão, tanto de praia como de ruas, não temos lixeiras...
Acumula-se a isso os sacos antes colocados pelos donos de barracas de praia para contenção das marés... como se adiantasse alguma coisa... o pior foi o que aconteceu:
As barracas acabaram, graças, mas seus lixos e destroços ainda aparecem em nossa Praia do Flamengo...
No primeiro dia de setembro deste ano, uma ida à praia nos fez ver a quantidade de plásticos bioando na maré baixa, chegando a aparecer mais que as algas nas piscinas naturais que aqui se formam.
E ao entrar na água a surpresa foi maior!!! A quantidade de sacos plásticos cheios de areia dentro das piscinas naturais foi surreal!!! Quem estava comigo, família, começou a retirar os sacos, esvaziando a areia, e fomos juntando.
Uma moça que foi se banhar numa piscina menor, também começou a retirar.
A medida que outras pessoas viam o que estávamos fazendo ficavam olhando, mas as crianças, ah! as crianças, começaram a ajudar! Vendo isso, alguns adultos me perguntaram onde colocar o lixo e começaram a levar para a parte alta da praia, onde ficam as casas e condomínios, uma vez que se deixássemos na areia, a maré ao encher poderia levar tudo de volta para água.
Tiramos uma boa parte dos sacos plásticos, mas somente numa pequena parte, em duas piscinas apenas...
Podemos fazer muito mais!!!
Enquanto aguardamos o Poder Público com as lixeiras, vamos nos habituar a levar nosso saco de lixo biodegradável.
Vamos recolher não só o nosso lixo, mas se encontrar qualquer plastico ou outro lixo vamos colocar no nosso lixinho!
A praia é nossa, não só de quem mora, mas também de quem visita, afinal o Planeta é a nossa Casa!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário